quinta-feira, 31 de maio de 2012

As flores de lata


Eis mais uma simples e sofisticada criação feita numa lata de leite. Meus queridos leitores já devem ter percebido que tenho um carinho todo especial na confecção dessas peças. O trabalho com estes objetos ficam bem com qualquer cor e ilustração. Apreciem.

Tudo o que me encanta

Com as técnicas da decoupage, aprendi que nenhum trabalho é igual ao outro. Como já mencionei aqui, os objetos podem até terem o mesmo formato, porém, jamais serão idênticos depois de prontos.

O que mais me motiva nesta atividade é justamente a diversidade na hora da criação das peças. As ideias brotam com facilidade quando se tem motivação para traduzir em arte tudo aquilo que para muita gente não tem mais serventia.

Natureza viva!

Ainda motivada pela aproximação do Dia Mundial do Meio Ambiente produzi mais uma peça que ressalta o verde. Na verdade, todo dia para mim é um motivo para celebrar a natureza, pois trabalho com objetos que causam danos irreversíveis ao nosso meio ambiente. 

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Como o azul do céu


Adorei esta peça. As cores e a imagem casaram perfeitamente neste trabalho, que ficou bem destacado com o formato do objeto decorado.

Reaproveitando e transformando em arte


Uma linda e delicada peça feita especialmente para celebrar a natureza. Estou bastante motivada para criar novos objetos que possam acentuar minha preocupação com o meio ambiente. O verde será sempre destacado em alguns trabalhos futuros.

O verde que nos encanta


Esta linda peça foi confeccionada apenas com primer e tinta para porcelana e vidro na cor verde. No dia 5 de junho, comemoraremos o Dia Mundial do Meio Ambiente e nada mais apropriado que brindar os leitores do blog da Elis com um trabalho cujo resultado é fruto do reaproveitamento de produtos que tantos males causam à natureza. Fica a dica.


A sustentabilidade que se renova

Nada me encanta mais quando vejo uma peça pronta. Às vezes, para confeccionar um objeto, deixá-lo com este visual, chego a passar horas elaborando técnicas para deixá-lo assim, com um designe diferente e bem charmoso. Apesar de o formato das garrafas serem quase sempre semelhante, a decoração das peças e a aplicação certa das cores são o que as deixam diferente uma das outras.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Colorindo com criatividade


Bem, já mostrei várias peças confeccionadas a partir do uso de garrafas de vidro e latas, além de caixinhas de leite e suco. Aqui, apresento um outro tipo de objeto, que também é descartado com naturalidade pelas pessoas após o uso. 

Trata-se de um pote de creme para cabelo. É uma embalagem de plástico e ficou bem legal depois que apliquei a técnica de decoupage. Viram? Tudo, portanto, pode ser reaproveitado e reutilizado. Basta um pouco de criatividade e imaginação. O mundo fica bem melhor assim e a natureza agradece.

Trabalho com dedicação


Mais um trabalho com latas.
Já disse que gosto muito de criar peças decorativas com latas. Independentemente do tamanho, com todo tipo de embalagem de latas eu consigo aprimorar minhas técnicas de criação. O resultado final sempre me agrada, sobretudo pela boa aceitação das pessoas que gostam desse tipo de trabalho.

O meio ambiente agradece


Este conjunto feito a partir do uso de embalagem de leite e suco foi feito com o uso dos mesmos materiais que utilizo na confecção das peças em latas e garrafas. A diferença é composição das cores e a escolha certa das imagens que vão compor cada peça. Aqui, tentei criar motivos bem alegres, usando papel de presente e papel contact. Ficou bonito.

Tenho mais um amontoado de caixinhas de leite e suco vazias que vou trabalhar para os próximos dias e quando estiverem prontas, vocês perceberão a diferença de cada peça e as formas distintas entre cada uma.

Reaproveitando com arte e consciência

A decoupage em lata é um dos trabalhos que mais me encanta, pois com esses objetos consigo aplicar as mais variadas técnicas na confecção das peças. Não que o trabalho com as garrafas não seja, mas é que as latas, por serem descartadas com maior facilidade, geralmente as pessoas nâo veem que elas ainda podem ser reaproveitadas e não apenas para decoração de ambientes, mas para qualquer finalidade.

Cores que se harmonizam

Fiz uma composição bem interessante nesta peça. Para deixá-la com este efeito, utilizei três cores durante o processo de pintura da garrafa. Feito isto, encontrei o tom perfeito que muito bem combinou com a ilustração. Daí, foi só harmonizar tudo e finalizar o processo de decoupage.

Mais um trabalho que ficou, particularmente, lindo!

A harmonia do verde

Meu trabalho tem tudo a ver com a natureza e com o meio ambiente. Talvez por isso, sempre utilizo na confecção das minhas peças cores que ressaltam esses dois temas. Minha preocupação não é tão somente reaproveitar matéria-prima que para muita gente não tem mais serventia, mas harmonizar esses objetos que, depois de prontos, combinem com qualquer ambiente.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Simples, mas sofisticado


O que é simples se transforma em algo sofisticado quando conseguirmos olhar o mundo com beleza. E é esta beleza que dá um toque especial às minhas peças. Desta maneira, vou seguindo transformando objetos encontrados no lixo que podem, depois de prontos, serem reaproveitados como peças de decoração para qualquer ambiente.

Decorando ambientes

Algumas leitoras deste blog me perguntam de que forma as peças produzidas a partir da decoupage de embalagens de latas e garrafas de vidro podem ser reutilizadas. Simples. Todas as peças têm um acabamento próprio e cores e motivos bem particulares, podendo serem aproveitadas em qualquer ambiente de uma casa.

Aqui, um exemplo de como os conjuntos de latas podem ser reaproveitados na cozinha.

Em postagens futuras, darei outras dicas sobre como reaproveitar todas as peças produzidas com a arte da decoupage, pois o objetivo não é apenas criar esses objetos, mas reaproveitá-los da melhor maneira possível. Eu uso na decoração da minha casa e tudo fica muito lindo mesmo.

domingo, 27 de maio de 2012

Latas que se transformam

Este conjunto de latas ganhou um toque especial, pois durante o processo de decoupage utilizei pedaços de tecido coloridos para deixar as peças bem decoradas. As cores escolhidas também combinaram com o conjunto da obra.

Delicada como uma rosa

Esta peça foi feita com muito carinho. É uma das minhas favoritas, pois consegui dar a ela um brilho todo especial e harmonizá-la com uma cor dourada bem destacada, que perfeitamente combinou com a imagem em destaque.

Decoupage: A arte que encanta

Nesta garrafa de cerveja, trabalhei utilizando o material de sempre: primer, base acrílica, tinta PVA fosca, guardanapo e cola para decoupage, além do verniz vitral fosco. O diferencial deste objeto foi o uso da esponja, dessas que a gente usa para lavar louça. É uma técnica que, com uso desse material, a gente consegue lindos efeitos às peças decorativas.

Esta aqui, ficou super linda!

Tudo pode ser reaproveitado III

A matéria-prima que utilizo no meu trabalho de decoupage, amigos leitores, é recolhida do lixo mesmo. Muitas delas foram compradas por mim também, mas a maioria, até hoje, vem das lixeiras, das ruas e de amigos que me doam estas embalagens para confeccionar minhas peças.

É impressionante como muitas pessoas não têm noção dos danos que causam ao meio ambiente quando jogam no lixo estas embalagens, que levam séculos para se decomporem. São materiais nocivos à natureza que, se reutilizados, podem ter muita serventia.

Tudo pode ser reaproveitado II

Logo que conheci as técnicas da decoupage passei a buscar produtos para desenvolver o meu trabalho. Motivada pela consciência de zelar pelo meio ambiente, recolhia do lixo tudo o que poderia ser reaproveitado e transformado em peças de decoração.

Até hoje ainda faço isso e cato todo tipo de embalagem, seja de plástico, papelão e vidro, sobretudo garrafas, que transformo em lindos objetos decorativos.

Tudo pode ser reaproveitado

Reaproveitar matéria-prima que é jogada no lixo e transformar em um novo produto tem sido o principal objetivo do meu trabalho. Me causa grande indignação quando vejo uma lixeira abarrotada com garrafas e latas. Gente, é possível reutilizar todo esse material e aproveitá-lo em outras finalidades. No meu caso, transformo-os em peças de decoração.

A imagem acima ilustra bem o que estou afirmando, pois todos os tipos de garrafas e latas me servem de matéria-prima.

sábado, 26 de maio de 2012

Reluzente como a luz do Sol


Já fiz alguns experimentos em garrafas utilizando a tinta metal colors acrylic e o resultado é sempre satisfatório, pois os objetos ficam com efeito cintilante bem destacado. Neste trabalho, usei o dourado solar, que deu um brilho todo especial à esta linda peça. Para deixá-la assim, utilizei ainda guardanapo e cola para decoupage, além de verniz vitral acrílico.

Particularmente, adorei mais este trabalho, pois ficou lindo e do jeito que imaginei que ficaria. Espero que vocês gostem também.

Vamos reciclar! Vamos criar e fazer arte.

Este será o lema do blog Arte da Elis.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

A arte que se renova


Gente! Estou com muitos trabalhos por fazer. São tantas coisas para criar, dezenas de peças para produzir. As ideias não param de surgir, assim como o trabalho, que se acumula. Mas eu gosto. A cada objeto criado a partir da decoupage fico mais encantada e certa de minha obrigação como ser humano.

No fim das contas, todo esforço vale a pena e o trabalho é recompensado, pois sinto-me mais envolvida com minha arte e com o meu dever de ajudar a melhorar o mundo ao nosso redor.

A arte que me faz reciclar


Algumas pessoas me perguntam se eu fiz curso sobre decoupage para aprender as técnicas desta maravilhosa arte. Na verdade, jamais passei por qualquer ensinamento específico. Tudo o que eu sei, aprendi pesquisando e observando alguns trabalhos de outros artesãos na internet.

Com o passar do tempo, fui aprimorando meus conhecimentos até chegar a esta fase, onde a criação flui com mais naturalidade. Mas isso não quer dizer que já me dei por satisfeita. Não! Estou num processo de eterno aprendizado.

A reciclagem de embalagens de vidro e latas me mostrou que é possível transformar em arte todo tipo de objeto e isso me motiva a criar cada vez mais.

Essa evolução criativa, vocês perceberão a partir das próximas postagens, pois tenho muitas outras lindas peças já prontas para publicar.

O lixo que se recicla e vira arte


Transformar latas e garrafas em peças decorativas é para mim uma terapia. Além de me ajudar a desenvolver minhas técnicas artesanais e minha criatividade, essa atividade me mostrou como ser uma pessoa mais consciente com as causas ambientais.

A cada peça criada, renovo minha luta pelo cuidado que devemos ter com o meio ambiente, pois o nosso mundo será melhor quando soubermos reaproveitar todo tipo de material que tenha utilidade. Vamos reciclar! Vamos fazer arte!

quinta-feira, 24 de maio de 2012

A natureza agradece


Eis mais um trabalho de reciclagem.
A natureza agradece.
É tão satisfatório quando você se envolve diretamente com as questões ambientais e passa a zelar pela natureza. A forma que eu encontrei para dar minha contribuição foi esta: reciclar latas e garrafas que encontro no lixo e transformar em arte.

A vida até parece uma festa...


Gosto de trabalhar com decoupage em latas pelo fato de poder transformar objetos obsoletos em peças decorativas, que combinam com qualquer ambiente. Aqui, mais um exemplo desta arte que a cada dia me encanta e me surpreende. Espero que vocês gostem, pois eu adorei mais esta linda criação.

Criatividade é tudo


Este trabalho eu preparei usando primer, base acriíica e tecido. Para fazer a tampa, usei o fundo de uma outra lata, um pedaço de papelão e forrei com tecido. O puxador foi feito com uma tampinha de garrafa pet.

Ficou bem legal.

Com um pouco de criatividade é possível reutilizar todo tipo de material reciclável e transformá-lo em lindos objetos para decoração. Mas, depois de prontos, podem ser utilizado para qualquer finalidade.

Um charme todo especial


Todo dia, me deparo com novas formas de criação para as minhas garrafas. Opções não faltam. Minhas criações surgem com mais facilidade quando encontro harmonia entre as cores e figuras que utilizo na decoupage das peças. Criando e recriando objetos recicláveis foi a maneira que encontrei para dar minha contribuição com o meio ambiente, ajudando a melhorar o mundo ao nosso redor. O mundo será bem melhor quando todos tiverem a consciência de que não devemos jogar no lixo, algo que ainda possa ter utilidade. Fica a dica.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Criando e recriando


Como todo trabalho de decoupage, a criatividade é o que dá vida aos objetos. Às vezes, o que é simples se transforma em algo bem sofisticado. Estou num processo de criação bastante diversificado, tentando criar novas peças a partir do uso de latas e garrafas. À medida que vou evoluindo artisticamente, os objetos vão ganhando vida e se transformando em algo que possa ser reutilizado.

Agradecimento pra lá de especial



Meus queridos leitores e amigos deste blog. Gostaria de dividir com vocês minha alegria com o sucesso do blog Arte da Elis. Em poucos dias no ar, este espaço chegou a mil visualizações de páginas e com acessos de IP únicos também impressionantes. O blog também ganhou novos seguidores e, à medida que novos trabalhos são apresentados, os números de acessos apenas aumentam.

Estou muito feliz e espero que vocês continuem prestigiando este humilde espaço, que não serve apenas para mostrar os trabalhos, mas para mostrar o quanto é importante reciclar produtos que podem prejudicar o nosso meio ambiente. Transformar em arte esses objetos é o meu trabalho, que ganha importância com o apoio de todos vocês. Quero fazer também um agradecimento especial aos meus amigos do Dihitt, pois foi a partir das amizades feitas neste site, que meus acessos aumentaram. Obrigada a todos pelas palavras de incentivo e os gestos de carinho que tenho recebido de todos vocês, minha maior fonte de inspiração, pois toda peça publicada aqui é feita com carinho para vocês, meus leitores amigos.

Acima, mais um lindo trabalho.


Obrigada
Elisangela Souza

terça-feira, 22 de maio de 2012

Uma obra de arte


Uma garrafa.
Uma tira de tecido.
Imaginação.
Paciência.
Brilho.
Base acrílica
De primer, uma demão...
Cola e PVA
Verniz acrílico brilhante
Mais um pouco de paciência...
A decoupage é assim, um pouquinho de cada coisa.
Uma obra de arte.

Três corações


Continuando minha arte ecologicamente correta, transformei estes três potes de azeitona, em lindas peças decorativas. O vermelho ficou bem destacado neste trabalho e combinou perfeitamente com o azul das tampinhas. Ficou muito legal, na minha modesta opinião. Essas peças podem decorar qualquer ambiente, mas na cozinha elas ganham destaque.

Simples assim


Gosto muito de variar nas confecções das minhas peças. Principalmente pela variedade de matéria-prima que utilizo no trabalho com decoupage. São tantas as opções que às vezes me perco na escolha do tema que utilizarei para compor cada objeto.

Cores e adereços, em alguns casos, dão um toque todo especial numa peça. Esta, por exemplo, foi feita com um vidrinho de remédio. Um bom exemplo de como se pode transformar em arte tudo o que as pessoas acham que não têm mais utilidade.

A simetria das cores


Mais um lindo trabalho com garrafas (uma de vinho, uma de suco maguary e outra de leite de coco). Para deixá-las com este designe, usei o material de sempre: primer, base acrílica, tinta PVA fosca, guardanapo e cola para decoupage, além de barra adesiva, miçanga, fio de couro, pinta-bolinhas e verniz vitral fosco.

Notem que há tons bem harmônicos entre cada peça, pois a ideia é sempre a mesma: fazer arte compondo cores, figuras e adornos para deixar cada objeto com vida própria.

Creio que estou no caminho certo.

Arte para decorar


A tinta metal colors acrylic dá um toque todo especial às garrafas, sobretudo as de uisque, pois acentua bem as cores. É um produto que combina com qualquer objeto na hora de decorar, porém, deve-se sempre observar o conjunto da obra para que as cores e figuras estejam em perfeita simetria.

As várias formas de criação


Fiquei muito feliz com o resultado deste trabalho. Durante o processo de preparação das peças, procuro sempre associar os objetos às cores e figuras, pois desta junção é possível transformar boas ideias em arte. E foi assim que surgiu este conjunto de peças feitas com potinhos. Particularmente, adorei. Espero que vocês gostem também.

Bom dia!!!


Bom dia, queridos leitores! Acordei inspirada hoje e cheia de novas ideias para a confecção de lindas peças. Durante todo o dia postarei alguns trabalhos inéditos, que certamente agradarão a todos. Um ótimo dia para todos e sejam bem-vindos.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Ecologicamente correta


Quando me questionam sobre a matéria-prima que utilizo em meus trabalhos, muita gente demora a acreditar que todas as peças são retiradas literalmente do lixo.

Pois é! Todas as embalagens descartadas pelas pessoas viram arte nas minhas mãos desde que aprendi a técnica da decoupage e da pintura propriamente dita. Já criei cada peça linda!

Quero postar as primeiras que me motivaram a continuar este trabalho corretamente ecológico. Começo com estas três garrafas de long neck.

O mundo fica mais bonito colorido e a natureza agradece


Neste conjunto de peças, fiz uma composição bem harmoniosa a partir do uso de tecidos e de um material conhecido como pinta-bolinhas. Também usei o verniz craquelê para dar o toque de ressecamento ao objeto. O resultado foi este: quatro garrafas lindas que podem ser utilizadas para decorar todos os ambientes.

Craquelê: um toque especial


A tinta craquelê geralmente é utilizada para dar esse efeito especial às peças. Para deixar o objeto com este aspecto de rachaduras e envelhecimento é necessária muita habilidade durante a aplicação do produto.

As peças criadas com esta técnica possuem um acabamento diferente dos outros objetos, pois possuem características próprias, além de graça e luxo. 

Depois de prontas, estas peças ficam super bonitas e decora qualquer ambiente.

Na preparação deste conjunto de craquelados, utilizei ainda base acrílica, verniz, tinta PVA fosca, esmalte vitral, tinta metal colors acrylic, guardanapo e cola para decoupage e verniz vitral acrílico.

Mais uma linda criação


Estou buscando aprimorar minhas técnicas na decoupage em latas. Essas embalagens, depois de prontas, por exemplo, podem ser reaproveitadas como utensílios na cozinha. Minha convicção ecologicamente correta me fez reaproveitar tudo o que é possível reciclar e é isto que torna meu trabalho mais prazeroso.

Amigos leitores, a quantidade de material reciclável que encontro no lixo todos os dias é impressionante. As pessoas descartam embalagens que ainda podem ter utilidade. No meu caso, eu tento transformar tudo em arte.

Brincando com as cores


Com estas três garrafas de vinho tentei trabalhar uma nova composição. Estou fazendo alguns experimentos com algumas cores, sem o uso dos guardanpos. Ainda estou em processo de criação dessas novas técnicas, mas, inicialmente, o resultado me agradou bastante. As peças ficaram com uma coloração bem legal. Abusei um pouco do uso do esmalte vitral e das tintas metal colors acrylic. O verniz vitral acrílico deu um charme à parte às garrafas.

Embalagem para presentes


Hoje, o dia amanheceu bastante inspirador. Estou pegada no trabalho, confeccionando novas peças para publicar nas próximas horas. Este kit, montei para homenagear as professoras da escola da minha filha. Elas amaram o presente.

domingo, 20 de maio de 2012

Mais um conjunto de garrafas


O trabalho de decoupage em garrafas é muito prazeroso, pois são inúmeras as opções para transformar esses produtos em peças de decoração. Nesses últimos dias tenho feito muitas experiências, abusando principalmente do uso da tinta PVA fosca e do verniz vitral fosco. Ambos os produtos deixam a superfície das garrafas com uma tonalidade mais acentuada. Depois é só escolher a figura certa e está pronta mais uma bela peça.

Tudo se recicla e tudo vira arte


Como disse nas postagens anteriores, quando se trabalha com decoupage utilizando materiais recicláveis as opções para a criação das peças são infinitas, pois é possível criar tudo o que sua imaginação permitir.

Aqui, por exemplo, duas garrafas de azeite serviram de base para a confecção de lindos adornos decorativos, que ficam bem em qualquer ambiente da casa. 



A utilidade dos vidros


Estou montando um kit de decoração a partir de vidrinhos, desses de remédio e molho shoyo, que as pessoas depois de consumirem descartam no lixo, sem perceberem o quanto eles podem ser útil.
Depois de prontas, as peças podem servir para decorar qualquer ambiente, sobretudo estantes de sala, escrivaninhas e criados-mudos. 


sábado, 19 de maio de 2012

Agradecimento especial II



Compartilho com meus queridos leitores, mais um comentário sobre meu trabalho. A postagem Brincando de ser criança recebeu da leitora Telma, a seguinte mensagem: Olá Elisangela, adorei sua arte, muito delicada e bonita. Eu sou meio suspeita para falar, pois sou uma admiradora de todo tipo de arte e artesanato, mas seu trabalho é muito bonito mesmo. Eu também me dedico à arte, faço muita coisa como passa-tempo, mas trabalho, principalmente, com tear manual. Abraços e boa sorte.

Obrigada, querida Telma e volte sempre ao blog Arte da Elis. Também tenho muita admiração por toda forma de arte. 

Estas três peças foram publicadas especialmente para você.

Leia também:

Agradecimento especial